Energia Renovável nas diferentes matérias

Ao falarmos das energias renováveis, não nos damos conta de como o assunto é trabalhado, como pode ser amplamente utilizado para vários ramos de estudo. Nos seguintes textos vamos abordar a relação da energia  com diferentes áreas do conhecimento.

Na matemática: 

A Matemática é uma importante aliada para estudo e compreensão de temas em geral. Nos estudos sobre as energias renováveis não poderia ser diferente. Utilizando-se das estatísticas, especialistas podem ter uma visão ampliada de como a energia renovável interfere no nosso dia- a- dia, como as pessoas encaram essa nova ideia, etc.

O estudo a seguir, feito pelos Young Reporters, demostra como os dois campos estão interligados.

Gráfico que apresenta a percentagem de pessoas que utiliza em sua casa fontes energia renováveis.

Gráfico que apresenta a percentagem de pessoas que se preocupam com o consumo de energia na compra dos eletrodomésticos.

Gráfico que apresenta a percentagem de pessoas que se preocupam com o consumo de energia em suas casas.

Gráfico que apresenta a percentagem de pessoas que indicam sensibilizar os seus familiares/amigos para o consumo de energia.

Na biologia:

Talvez, de todos os campos, a biologia é a que está mais interligada com a temática das energias renováveis. Essas novas fontes de energia, ao contrario das não renováveis, tem um impacto muito pequeno sobre a fauna e a flora ao redor, sendo assim de grande interesse para os biólogos e ambientalistas que defendem a preservação do meio ambiente.

A Biologia, como o próprio nome diz, é o estudo da vida, portanto depende diretamente da preservação do meio ambiente.

Na química:

É através de cálculos de reações químicas que podemos perceber o quão agressivas as fontes de energia não renováveis são. É através da química que compreendemos os fenômenos que podem ser danosos, e com base nesses estudos, tomar medidas para obter sempre o melhor desempenho, sem danificar a natureza.

Veja este exemplo:
 

Ao compreendermos o fenômeno da chuva ácida,  podemos tomar medidas para diminuir a ocorrência de tal fenômeno.
Na física: 

Para conseguir um bom resultado na aplicação da energia renovável é preciso ter boas maquinas. E é aí que entra a física. A partir do conhecimento dessa matéria, podemos desenvolver maquinas cada vez mais eficientes, que facilitem a implantação de máquinas cada vez mais eficientes e baratas.

Como vimos, a aplicação das novas fontes de energias depende de uma intrincada relação entre diversas áreas do conhecimento. Por isso se torna cada vez mais necessário que se valorize esse conhecimento, aplicando também em outras áreas. Além do mais, conhecimento levamos para a vida toda.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: